A Educação Física ? uma das disciplinas curriculares obrigatórias das mais prazerosas que permeiam o ambiente escolar. É possível perceber claramente o quanto as crianças se sentem felizes ao realizar as atividades, testificando sua importância. Contudo,

1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º, 2º e 3º anos)

A Educação Física é uma das disciplinas curriculares obrigatórias das mais prazerosas que permeiam o ambiente escolar. É possível perceber claramente o quanto as crianças se sentem felizes ao realizar as atividades, testificando sua importância. Contudo, é fundamental esclarecer sua inserção na escola.

“O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades da Cultura Corporal, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções” (PCN/SEF, 2000, p.15).

No ano de 2012 iremos trabalhar com jogos e brincadeiras da cultura popular.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), “é tarefa da Educação Física escolar, Garantir o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal, contribuir para a construção de um estilo pessoal de exercê-las e oferecer instrumentos para que sejam capazes de apreciá-las criticamente” (PCN/SEF, 2000, p.28).

Meninos e meninas, nesta faixa etária, usam o movimento como linguagem, percebendo (a si próprio, o outro e o ambiente) e comunicando-se com o corpo.

As aulas de Educação Física Escolar, portanto, tem se tornado o espaço que favorece o processo de integração entre as crianças. Proporcionando a socialização, a cooperação, o desenvolvimento da imaginação, a competição saudável, enfim, o desenvolvimento integral da criança de “corpo inteiro” (FREIRE, 1999), através dos jogos e brincadeiras, ajudando o educando a adaptar-se melhor à sociedade, movimentando, percebendo e comunicando com o corpo.