22 DE AGOSTO, DIA DO FOLCLORE!

22 DE AGOSTO, DIA DO FOLCLORE!

O Folclore Brasileiro é representado pela cultura de nosso país! Vivenciamos o folclore através das manifestações coletivas e individuais, envolvendo dança, culinária, literatura, música, e toda diversidade do nosso povo!

SACI
O Saci é uma das figuras mais queridas do nosso Folclore! Conta a lenda, que ele é muito travesso e usa uma carapuça vermelha na cabeça. Que também aparece e desaparece num instante, pulando e dando gargalhadas enquanto faz suas brincadeiras! Se alguma coisa em sua casa tiver sumido, será que foi ele quem escondeu?

IARA
A Iara é uma lenda de origem indígena. Seu nome na verdade é Uiara, significa "senhora das águas", na língua tupi-guarani. É metade mulher e metade peixe, uma sereia muito bonita e guerreira corajosa. Tem cabelos negros, e sua voz é tão linda que, quando canta, logo atrai as pessoas para as águas.

CURUPIRA
A lenda do Curupira é típica da Floresta Amazônica! Dizem que ele é pequeno, tem corpo de criança, cabelos vermelhos e os pés virados para trás. Ele é um guardião da floresta e persegue as pessoas que a desrespeitam, como caçadores e lenhadores. Sabe-se ainda, que os índios levam presentes para ele na floresta, para agradá-lo e eles não se perderem.

BOTO COR DE ROSA
Esta é uma lenda que as crianças adoram! Muito conhecida do Folclore Amazônico. Contam que o Boto, à noite, se transforma em um lindo homem de chapéu para ir às festas conquistar as mulheres!

NEGRINHO DO PASTOREIO
Conta a lenda, que um menino escravizado, chamado Negrinho, foi muito maltratado pelos donos ricos de uma casa. Um dia, depois de estar muito machucado, ele apareceu em perfeito estado, amparado pela mãezinha do céu, para espanto dos donos da casa. Logo em seguida, saiu montado num lindo cavalo, e nunca mais parou. Algumas pessoas ainda acreditam que ele ajuda a encontrar o que se perdeu! Será?

CUCA
Quem já ouviu a canção "Nana neném, que a Cuca vem pegar"? Essa lenda é de origem portuguesa, e diz que a figura da Cuca é uma velha estranha, com cara de jacaré, e que assusta crianças que desobedecem e que não querem dormir. Nosso Folclore faz uma viagem pela nossa imaginação!!

MULA SEM CABEÇA
Outra forma de expressão folclórica são as adivinhas! 
Vamos ver se você sabe adivinhar quem é essa personagem que vamos dar pistas!
Sou marrom e preta e, no lugar da cabeça, tenho uma tocha de fogo!
Relincho tão alto que se ouve de muito longe!
Corro pelas matas assustando tanto as pessoas como os animais! Quem sou eu?

BOITATÁ
Na língua indígena Tupi-Guarani, Boitatá significa "cobra de fogo". Esta é uma lenda que conta a história de uma grande serpente de fogo, que protege os animais e as matas e que se transforma num tronco de fogo para enganar os invasores que querem realizar queimadas! Muito esperta o Boitatá!!

Conheça um pouco mais sobre a escola...