O nosso trabalho pedagógico para o II Ciclo da Educação Infantil que corresponde ao atendimento as crianças de 4 e 5 anos se organiza em dois âmbitos de experiência.

Educação Infantil II Ciclo (4 e 5 Anos)

O nosso trabalho pedagógico para o II Ciclo da Educação Infantil que corresponde ao atendimento as crianças de 4 e 5 anos se organiza em dois âmbitos de experiência: o Conhecimento de Mundo e a Formação Pessoal. O primeiro âmbito corresponde aos conhecimentos construídos historicamente pela humanidade: a Linguagem, a Matemática, as Artes Visuais, a Música e também aos conhecimentos oriundos das Ciências Sociais e Naturais. O segundo âmbito é voltado para a aprendizagem de procedimentos e atitudes do sujeito aprendiz em todas as suas relações, e são traduzidas em atividades que objetivam a construção da identidade e da progressiva autonomia de cada criança e do grupo/classe dentro do espaço escolar.

Para efetivar a proposta didática, optamos pela Pedagogia por Projetos em uma perspectiva interdisciplinar, pois acreditamos que as crianças de 4 e 5 anos precisam viver ricas experiências de aprendizagem de forma contextualizada e que tenham sentido para uma vida social, ou seja, viver em comunidade. Por isso, as ações propostas contemplam resoluções de problemas reais como: se apresentar em um Recital de Quadrinhas, organizar uma Mostra de Artes, preparar o stand para a Mostra de Conhecimentos, gravar um cd com as canções preferidas do grupo, entre outras. Enfim, aprende-se fazendo e comunicando os saberes construídos de diferentes maneiras.